Introdução
Não são raras as vezes que precisamos deste conjunto de aplicativos em nosso ambiente de trabalho ou até mesmo em nosso computador pessoal, por diversos motivos: praticar para desenvolvimento para Web, estudar comandos e administração banco de dados MySQL, hospedar home page na local (ou até mesmo na Internet) e muitos outros. Quem é curioso ou então vive de sistemas computacionais sempre está a procura de mais conhecimentos e LAMP é prato cheio para os estudiosos, curiosos e adminstradores de sistemas, dentre outros.
Este artigo faz parte de uma série “Servidores Linux” que estamos elaborando para os leitores do Blog do Software Livre e para meus alunos de curso de Administradores de rede do SENAC AR/PI.
O primeiro artigo, já publicado em 18 de abril de 2014, Repositório de pacotes local - APT-GET, foi o pontapé inicial e trata justo da implantação de um repositório, na rede local, para facilitar as instalação de programas na distribuição Debian GNU/Linux sem sobrecargas para banda de Internet em casa ou ambiente empresarial.
Feitas as apresentações agora vamos ao que interessa.
Observações preliminares:
Para que a instalação funcione de maneira correta é necessário que o apt-get tenha acesso aos repositórios oficiais do Debian, ou ao seu repositório local. Acima tem o link para artigo que ensina como montar.
A senha solicitada na instalação do MySQL-Server é necessária. Sem ela você não vai conseguir acessá-lo através do phpmyadmin.
Os caracteres sustenidos '#' que antecedem os comandos sevem para alertá-lo de que o comando deve ser executado com usuário ROOT.
Caso a instalação esteja sendo feita via repositório na Internet, vamos inicialmente atualizar a base de dados do apt-get com o comando abaixo.
# apt-get update
Instalando o MySQL 5
# apt-get install mysql-server mysql-client
A instalação vai solicitar uma senha para o ROOT do MySQL (não é senha do root do sistema). digitar a senha e pressionar <ENTER>.
Confirmação da senha. re-digitar a senha e pressionar <ENTER>.
Se tudo correu bem já é possível testar o Servidor MySQL.
Para sair desta tela pressione a combinação de teclas CTRL + D.
Instalando o Apache 2
# apt-get install apache2
A instalação do Apache é rápida e sem complicações. Concluída instalação poderemos testá-lo digitando http://127.0.0.1 na endereço do nosso Navegador Web. Teremos como resposta a tala a seguir.
Instalando o PHP5
Agora a instalação do php5 e módulo necessário para a integração do Apache, PHP e MySQL.
# apt-get install php5 libapache2-mod-php5
Restartando o apache2
# invoke-rc.d apache2 restart
Testando a instalação
Para testar a instalação vamos criar um script em linguagem php no diretório root do Apache.
# nano /var/www/info.php
Digite o seguinte conteúdo no arquivo:
Salve (CTRL + X, responda “S” de sim), para sair do editor e no navegador preferido digite o endereço http://127.0.0.1/info.php
Se tudo saiu certo o navegador vai mostrar diversas informações colhidas pelo PHP.
Instalando o phpmyadmin
# apt-get install phpmyadmin
A instalação vai solicitar qual o servidor web você está usando, responda apache2.
Haverá uma solicitação da senha de um Administrador ou ROOT do MySQL (não confundir com o usuário root do sistema), forneça a senha e a instalação continuará.
A tela a seguir é sobre a Instalação do Banco de Dados do phpmyadmin.
Solicitação da senha do adminstrador para instalação do banco de dados.
Mais uma senha, esta é para acesso administrativo do phpmyadmin, normalmente eu uso a mesma do Administrador do banco de dados.
Confirmação da sanha.
Instalação do phpmyadmin concluída, vamos ao teste...
http://127.0.0.1/phpmyadmin
Concluída a instalação do LAMP, devirta-se.
Não esqueça de postar seus comentário, crítica ou sugestões.
Até o próximo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário