quarta-feira, 14 de maio de 2014

Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo - I

Introdução

Neste artigo iremos mostrar, passo a passo, como instalar o Debian GNU/Linux em uma Máquina Virtual no VirtualBox; um processo que pouco difere de uma instalação em máquina real, mas didaticamente proveitoso pelo aprendizado e por não trazer os riscos de perca de dados como na máquina física.

Qual a vantagem de Instalar um Sistema Operacional em uma máquina virtual em relação a instalação em uma máquina real? Partindo do pressuposto que em muitos casos o que queremos é fazer algumas experiências, estudar, explorar, etc. a vantagem é que você não vai correr o risco de danificar ou excluir o, ou os sistemas operacionais já instalado na máquina, outra vantagem é que com mais de um sistema no mesmo computador você pode simular situação de testes como se estivesse em um ambiente com vário computadores e com possibilidade de interconexão via rede. Em um ambiente de estudos, vem também a economia de mobilidade e também de energia, e assim por diante. Estas são apenas algumas das vantagens!

O artigo será dividido em três partes, além das leituras complementares sugeridas, no intuito de tornar a leitura mais agradável e devido ao grande número de imagens contidas nele.
  1. Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo I – Abordagem sobre os procedimentos para baixar a ISO do Debian e a criação da Máquina Virtual no VirtualBox;

  2. Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo II – Trata dos procedimentos para a localizar e setar a imagem ISO para o Boot na máquina virtual;

  3. Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo III – Sequência de telas orientações e comentários da instalação do Sistema Operacional.
Vamos nessa! Para iniciar é necessário baixar a imagem ISO de instalação do Debian. Há diversos mirrors espalhado pela planeta, inclusive alguns aqui no Brasil. No endereço http://www.debian.org/CD/http-ftp/#stable encontraremos imagens de CD, DVD para pelo menos 15 arquiteturas diferentes e a lista de mirrors onde as imagens podem ser baixada. E quantos CDs ou DVDs iremos precisar para este passa a passo? Apenas o CD ou DVD 1 já é o suficiente, com a facilidade de Internet na atualidade, se necessitarmos de pacotes adicionais poderemos instalar diretamente de Internet utilizando o instalador de pacote apt-get.

Considerando que nosso leitor já tenha em seu computador o VirtualBox devidamente instalado, caso não tenha é só baixar e instalar a versão adequada para seu Sistema Operacional na área de Download em www.virtualbox.org instalar e em seguida seguir com o passo a passo para a instalação do tutorial.

Preparando a máquina virtual no VirtualBox para receber a instalação

Acesse o menu de Aplicativos do seu Sistema Operacional e abra o Oracle VM VirtualBox, na tela do gerenciador clique no botão novo.



Na tela seguinte defina o Nome para sua máquina virtual que receberá o Sistema Operacional, na imagem abaixo tem um exemplo como sugestão. Normalmente quando colocamos o nome Debian o VirtualBox já preenche os campos Tipo e Versão; no entanto é bom verificar para ver se as informações estão corretas. Campos preenchidos pressione o botão Próximo.



É hora de definir quanto de memória você irá reservar para a máquina virtual, a sugestão do VirtualBox é 512 MB, para mim, para esta instalação eu já consideraria o suficiente, levando em conta que uma instalação apenas com ambiente console de linha de comando, ou seja sem ambiente gráfico. Mas caso você queira instalar o ambiente gráfico 1024 MB roda o Debian sem embaraços. O que não é recomendável é utilizar mais de 50% da memória total do equipamento. Pronto! Próximo.



Na próxima tela o VirtualBox apresenta as opções para criação do Disco rígido virtual onde será instalado o Sistema Operacional, As opções aqui são: Não acrescentar um disco rígido virtual, Criar um disco rígido virtual agora e Utilizar um disco rígido virtual existente. deixe marcada a opção "Criar um disco rígido virtual agora" e pressionar o botão Criar para prosseguir.

VirtualBox - Disco rígido

Na tela Tipo de arquivo de disco rígido você poderá escolher entre diversos formatos de discos rígidos virtuais, que podem ser compatível com outros sistemas de virtualização. O VDI é o formato nativo do VirtualBox, portanto o mais indicado. Deixe marcado este e prossiga.

VirtualBox - Tipo de arquivo de disco rígido

Em Armazenamento em disco rígido físico, é possível optar por criar uma imagem de disco rígido virtual Dinamicamente alocado – vejo esta como melhor opção pois só ocupa o tamanho utilizado e a medida que vai precisando de mais espaço o disco virtual vai crescendo gradativamente – ou Tamanho fixo, que já ocupará no disco do computador a quantidade de espaço que você escolher para o disco virtual. Claro opção Dinamicamente alocado será recomendada a você como melhor escolha, deixa-a marcada e siga em frente.

VirtualBox - Armazenamento em disco rígido físico

Na tela de Localização e tamanho do arquivo, última etapa da criação do disco rígido virtual, decida o nome do arquivo do disco virtual e onde salvá-lo em seu sistema. Aqui você pode deixar os valores sugeridos pelo VirtualBox.

VirtualBox - Localização e tamanho do arquivo

A Máquina virtual está, neste ponto, pronta para receber a instalação do Sistema Operacional.

VirtualBox - Tela de gerenciamento

Próximo. Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo II (publicação em andamento...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário