quinta-feira, 15 de maio de 2014

Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo - II

Continuação da série Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo

Dando continuidade a série de artigos Debian GNU/Linux - Instalação Passa a Passo o qual teve início com artigo Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo - I, agora trabalharemos a parte II. A primeira parte tratou sobre a preparação do Máquina Virtual no VirtualBox para receber a instalação do Sistema Operacional. A sequência, daqui para frente, aborda os procedimentos para o boot via imagem ISO. Se você está pretendendo instalar Debian GNU/Linux diretamente no computador, e não na máquina virtual, as leituras das parte I e II são dispensáveis; mas recomendadas!

Para quem não leu a parte I do artigo e ainda não tem a mídia de instalação, a imagem ISO do Debian pode ser transferida para seu computador a partir do link logo abaixo, onde encontram-se diversos mirrors, inclusive alguns aqui no Brasil. O endereço é: http://www.debian.org/CD/http-ftp/#stable, nele consta imagens de CDs, DVDs para diversas arquitetura, escolha a combine com seu tipo processador. Apenas o CD ou DVD 1 já é suficiente para seguir este tutorial.

Para a instalação na máquina virtual não será necessário queimar um CD ou DVD, ou passar para um Pendrive, use uma destas mídias apenas se for efetuar a instalação diretamente no computador; caso contrário leia nosso artigo Gravando Pendrive de Instalação do Debian que o auxiliará a criar um Pendrive de boot para a instalação Debian.

Procedimento de Instalação na Máquina Virtual

Os passos a seguir o guiarão a localizar a imagem ISO de instalação do Debian no diretório/pasta onde foi gravada ao baixar.

Na tela de gerenciamento do VirtualBox deixe selecionada a máquina virtual criada anteriormente e clique sobre a seta verde Iniciar.

Oracle VM VirtualBox Gerenciador

Próximo. Na tela, Selecionar o disco rígido de boot, clique sobre o botão circundado de azul que acionará a caixa de diálogo que possibilitará a localização da imagem ISO.

Selecionar o disco rígido de boot

Localizada a ISO, selecione-a e pressione o botão Abrir.

Selecione o arquivo de disco rígido virtual

Finalmente, selecionado o arquivo, na tela seguinte acione o botão Iniciar para iniciar a instalação.

Selecione o disco rígido de boot

Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo - III, publicação em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário