sexta-feira, 16 de maio de 2014

Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo - III

Continuando a série Debian GNU/Linux – Instalação Passo a Passo, vamos agora para a parte III que descreve sequenciadamente com imagens, orientações e comentários como instalar o Sistema Operacional.

Confira a as postagens anteriores relativas a esta série:
Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo I
Debian GNU/Linux - Instalação Passo a Passo II

Para quem já tem habilidades na instalação do Debian o progresso é rápido, leva poucos minutos, mas para quem está aprendendo como fazer o ideal é que faça de forma lenta, sem pressa, lendo cada tela com atenção, lendo sempre os passos seguintes do tutorial antes de efetivar uma escolha.

Deste ponto para frente a instalação na máquina virtual não difere muito de uma instalação diretamente no computador. Mas se você for instalar diretamente no computador, antes procure fazer uma leitura detalhada sobre a parte relativa ao particionamento de disco para não colocar em risco os dados existente em seu computador. Estaremos escrevendo um artigo, em breve, sobre este assunto para os nossos leitores.

Logo depois do boot efetuado pela mídia de instalação você verá a primeira tela do instalador, figura abaixo, nela você poderá optar por uma instalação em modo gráfico ou em uma interface em modo texto.

No instalador do Debian os modos gráficos e texto são iguais, com uma pequena diferença, o modo gráfico tem suporte ao uso de mouse; no mais são idênticos. Vamos continuar em modo texto, opção INSTALL.

Instalação Debian - tela 1

Na tela seguinte, "Select a Language", selecione o idioma para a instalação, e que também refletirá no sistema após a instalação, ou seja o idioma utilizado no instalador será o idioma do sistema. Para não perder tempo pressione a tecla "P" que já irá para as opções iniciadas com "P", fica mais perto para selecionar Portugese (Brasil), se for a opção para sua instalação.

Instalação Debian - Selecionar idioma tela 1

Depois de selecionar o idioma pressione <ENTER>, para continuar. Veja na tela abaixo com a opção já selecionada.

Instalação Debian - Selecionar idioma tela 2

Na próxima tela, Selecionar sua localidade, as opções são Brasil Portugal e Outro, selecione a que corresponde a sua localidade. Tecle <ENTER>, para continuar.

Instalação Debian - Selecionar localidade

Tela seguinte, Configure o teclado, a opção Português Brasileiro corresponde ao teclado ABNT2, padrão no Brasil. Escolha a opção que corresponda ao seu teclado e Tecle <ENTER>.

Instalação Debian - Configurar teclado

Na tela Carregando componentes adicionais, você vê o progresso de detecção dos componentes de rede.

Instalação Debian - Carregando componentes adicionais

Configurar rede, primeira tela – informe um nome para seu computador, este será o nome que o computador será referenciado na rede, caso você pretenda usar o computador fora de ambiente de rede pode deixar permanecer o sugerido pelo instalador. Lembre-se que em ambiente de rede de computadores os nomes e IPs dos equipamentos conectados à rede devem ser exclusivos para não haver conflitos.

Instalação Debian - Configurar rede

Em configurar rede, segunda tela – Informe o domínio utilizado em sua rede, se não usa rede ou não tem domínio definido este campo pode ficar em branco ou preenchido com localdomain.

Instalação Debian - Configurar rede tela 2

Configurar Usuários e senhas, primeira tela – Aqui você deve fornecer uma senha para o usuário root, que é o administrador do sistema. Use uma senha que não haja risco de você esquecer, caso isso ocorra para um iniciante não é fácil a recuperação e sem a senha do administrador o sistema fica basicamente sem utilidade.

Aqui também você pode optar por não colocar uma senha para o root. E ai fica sem administrador? Não, o seu usuário que será cadastrado logo em seguida, opção obrigatória, será utilizado como administrador e sempre que necessário para efetuar uma tarefa administrativa sua senha será solicitada. Para outras operações atribuídas ao usuário root, poderá ser executada evocando o utilitário sudo; como é usada por padrão no Linux Ubuntu.

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 1

Segunda tela de Configurar Usuários e senhas, confirme a senha digitada anteriormente.

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 2

Configurar Usuários e senhas, Nome completo. A sugestão é para que se escreva o nome completo, mas fique a vontade! A tela depois desta é destinada ao nome de Login.

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 3

Configurar Usuários e senhas, Nome de Login. A tela seguinte é destinada a entrada do nome de login. O nome de login precisa atender certos critérios para ser aceito como válido; não pode: iniciar com número, não aceita letras maiúsculas e nem caracteres especiais, exceto underline, e não pode ser nome composto por mais de uma palavra.

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 4

Tela seguinte. Defina uma senha para o usuário comum criado na tela anterior <ENTER>

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 5

Confirme a senha e pressione <ENTER> para prosseguir com a instalação.

Instalação Debian - Configurar usuários e sennha tela 6

Configurar relógio, nesta tela defina o fuso horário de acordo com sua localidade.

Instalação Debian - Configurar relógio

Particionamento do Disco, primeira tela. No que se refere a instalação em máquina virtual não há porquê se preocupar com o particionamento, já que não há dado em risco de ser perdido, portanto é só ir seguindo as sugestões do instalador. Prosseguindo com este raciocínio, nesta tela, deixe a opção Assistido - usar disco inteiro e continue teclando <ENTER>.

Instalação Debian - Particionar disco tela 1

Particionamento do Disco, segunda tela. Aqui se define qual o disco rígido será usado para a instalação. Mais uma vez, estando em uma máquina virtual e com opção única é só seguir em frente.

Instalação Debian - Particionar disco tela 2

Particionamento do Disco, terceira tela. Aqui estão os esquemas de particionamento disponíveis, pode deixar selecionada a primeira opção e pressionar <ENTER>.

Instalação Debian - Particionar disco tela 3

Particionamento do Disco, quarta tela. Nela são mostradas as partições criadas pelo particionador com base no esquema selecionado na tela anterior, pressione <ENTER> para salvar o particionamento e prosseguir com a instalação.

Instalação Debian - Particionar disco tela 4

Particionamento do Disco, quinta tela. Confirmação de escrita das novas partições em disco. Em uma instalação direta no computador este é o ponto mais crítico sobre perca de dados, qualquer vacilo no particionamento poderá mandar embora todos os seus dados no disco rígido em que está sendo particionado. Aqui está uma das vantagens da instalação na máquina virtual, não há o que se preocupar; selecione Sim tecle <ENTER> e a instalação prosseguirá.

Instalação Debian - Particionar disco tela 5

Acompanha agora o progresso da instalação do sistema básico.

Instalação Debian - Instalando sistema básico

Configurar o gerenciador de pacotes, útil para quem está fazendo uma instalação offline para catalogar no gerenciador de pacotes as mídias, CDs, DVD que tenham sido baixados; não sendo este o caso deixe a opção Não selecionada e prossiga com <ENTER>.

Instalação Debian - Configurar gerenciador de pacotes

Configurar o gerenciador de pacotes, repositório de pacotes online; útil principalmente para instalação em ambiente de rede onde se tenha um repositório de pacotes local, temos um tutorial sobre este assunto no artigo Repositório de pacotes local - APT-GET. Considerando-se que não seja este o caso deixe a opção Não selecionada e prossiga.

Instalação Debian - Configurar gerenciador de pacotes tela 2

Tela seguinte, progresso da instalação.

Instalação Debian - Selecionar e instalar software

"O pacote popularity-contest (concurso de popularidade) configura uma tarefa no cron que periodicamente e de forma anônima, enviará estatísticas aos desenvolvedores Debian sobre os pacotes Debian mais usados neste sistema"¹. Fique a vontade para selecionar Sim ou Não.

Instalação Debian - Configurando o popularity-contest

Seleção de software. Para facilitar para o usuário o instalador propõe diversos conjuntos de programas que podem ser selecionados de acordo com sua necessidade. Em um ambiente de aprendizado eu acho propício uma instalação com apenas os Utilitários standard de sistema e Laptop, no caso de instalação em Notebook ou Netbook, os demais conjuntos de softwares poderão ser instalados via apt-get para o aprimoramento do aprendizado – nossas séries de posts seguintes abordaram este tema. Mais uma vez fique a vontade para escolher os conjuntos de programas desejados, para tanto navegue entre as opções utilizando a tecla <TAB> e pressionando Barra de Espaço nos itens desejados.

Instalação Debian - Seleção de software

Outra vez você vê o progresso da instalação.

Instalação Debian - Progresso da instalação

Instalar o carregador de inicialização GRUB em um disco rígido. É necessário que você instale o GRUB, ou outro carregador de inicialização para iniciar o sistema. O padrão do Debian nas edições atuais é o GRUB, deixe selecionada a opção Sim tecle <ENTER> para continuar.

Instalação Debian - Instalação do GRUB

Finalizar a instalação.

Instalação Debian - Finalizar a instalação

Reinicialização do sistema após a instalação.

Instalação Debian - Tela do GRUB na inicialização

Sistema reiniciado, tela de login. Digite o nome de login de seu usuário, pressione <ENTER>. Digite a senha e <ENTER>. Pronto!

Instalação Debian - Shell do Linux

Este Post concluímos esta série; entretanto uma novas já está em andamento para que nossos leitores possam aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre Administração e uso do Sistema Operacional Linux.

Não pretendemos parar por ai, depois dependendo da receptividade por parte dos leitores colocaremos em pauta algo a nível intermediário... e avançado.

Mais não pretendemos parar ainda, o intuito é que ao final de todas as séries tenhamos material suficientes para que o leitor possa montar e administrar servidores de rede com o sistema do Pinguim, completinho, auxiliado pelo Blog do Software Livre.

Até breve.

Referências:
¹ http://archive.debian.net/pt-br/lenny/popularity-contest, acesso em 14/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário